SÃO LUÍS – Foi dado o primeiro passo para a disseminação de uma experiência de maior autonomia na produção de recursos educacionais para a Educação a Distância. Na última semana, entre os dias 17 e 18, o Grupo SAITE e a UNA-SUS/UFMA realizaram o Workshop Construindo e-books com a SAITEBooker, evento que marcou o pré-lançamento da ferramenta.
A SAITEBooker é uma ferramenta de autoria gratuita para criação de livros digitais responsivos, compatíveis para os sistemas operacionais iOS e Android. Foi desenvolvida pelo Grupo SAITE em parceria com a UNA-SUS/UFMA e o Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal Paraná – PPG Design/UFPR.
O primeiro encontro foi voltado para coordenadores, chefes de departamento, professores e demais autoridades da UFMA, e contou com a presença da reitora Nair Portela. Já no segundo, representantes do Colégio Universitário da UFMA, Universidade CEUMA, Secretaria de Estado da Educação, Universidade Estadual do Maranhão e demais instituições de ensino da capital maranhense experimentaram e manusearam a ferramenta pela primeira vez.
Para a reitora Nair Portela, juntos, Grupo SAITE e UNA-SUS/UFMA tem desenvolvido projetos de grande excelência, no que diz respeito à inovação em educação a distância e lembrou do sucesso do aplicativo SAITE Store. Segundo ela, as iniciativas dessa parceria “tem garantido o acesso livre e democrático à educação, ainda que em áreas remotas”, afirmou.
Ainda neste mês, serão realizados outros Workshops para divulgação da SAITEBooker, no Laboratório do Departamento de Engenharia de Construção Civil da USP e na Unidade de Apoio Educacional, Telemedicina e Telessaúde do InCor HCFMUSP, além da participação do Grupo SAITE no II Simpósio Internacional de Telemedicina e Saúde Digital do Hospital Israelita Albert Einstein.
A líder do Grupo SAITE e coordenadora geral da UNA-SUS-UFMA, Ana Emília Figueiredo de Oliveira, lembra do grande esforço dedicado para a consolidação do projeto da SAITEBooker. “É um trabalho que fizemos e continuamos fazendo com muita seriedade, com a participação de mais de 100 pessoas envolvidas, e sempre tendo o grande apoio da UFMA e da UFPR, na pessoa da professora Carla Spinillo”, disse.
Leave a Comment